segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Encontro de ministros retoma negociações do Brasil com Albânia

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Mendes Ribeiro Filho aproveitou as atividades do evento em Berlim para conversar com ministro albanês sobre comércio bilateral

Durante a reunião de cúpula na Semana Verde, em Berlim, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, encontrou o ministro da Albânia, Genc Ruli, e solicitou a imediata retomada das exportações de carne suína aquele país.

A Albânia editou portaria suspendo as importações de carne suína do Brasil, alegando que o país está utilizando os mesmos critérios da União Europeia quanto ao uso da ractopamina, substância autorizada no Brasil. Esta restrição está sendo questionada também por outros países além do Brasil, como Estados Unidos e Canadá, no âmbito do Codex Alimentarius.

O ministro brasileiro da agricultura também informou a Ruli que o país tem condições de produzir carne suína sem o uso de ractopamina, porém, os custos de produção ficarão mais elevados.

Ficou acordado entre os ministros que as equipes técnicas estreitarão contatos para que esta restrição técnica seja revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário