sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

China começa a aliviar a política monetária

Fonte: Valor Econômico
Com sua economia desacelerando, a China começou a aliviar a sua política monetária. O governo está permitindo que os cinco maiores bancos do país ampliem seus empréstimos neste primeiro semestre. Além disso, Pequim estuda atenuar as exigências de capital dos bancos.

O banco central chinês permitirá que os grandes bancos ampliem em 5% os novos empréstimos neste trimestre, em relação ao mesmo período de 2011, segundo disseram duas fontes.

Já a autoridade reguladora do setor bancário decidiu adiar a adoção pelos bancos de regras mais rígidas de adequação de capital, além de estar avaliando uma redução na avaliação de risco de empréstimos a pequenas empresas, segundo informaram outras quatro fontes.

As autoridades chineses estão sob pressão para facilitar o crédito no país, depois que o crescimento da economia desacelerou modestamente no quarto trimestre de 2011, para 8,9%, o pior resultado em dez trimestres. A crise na Europa fez cair a demanda por produtos chineses, e as exportações estão perdendo força rapidamente.

O governo precisa resolver a difícil equação de manter a economia crescendo sem reinflar a bolha do setor imobiliário e a inflação.

As medidas que estão sendo adotadas "são um alívio da política [monetária] e um ajuste fino, e em ambos os casos visam a apoiar o setor real da economia", disse Liu Li-Gang, economista do Australia & New Zealand Banking Group, em Hong Kong. Segundo ele, "as condições de crédito este ano serão mais relaxadas do que no ano passado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário