sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Barreiras à exportação

Fonte: Correio Braziliense
Os Estados Unidos e a Argentina instauraram novas barreiras protecionistas contra as exportações brasileiras nesta semana. Um dia depois de o país vizinho anunciar medidas restritivas, o Itamaraty e o Ministério da Agricultura confirmaram ontem que foram informados pela FDA (agência norte-americana responsável pela fiscalização de alimentos e medicamentos) de que serão feitos testes no suco de laranja contra um fungicida proibido nos EUA. O produto é permitido no Brasil e amplamente utilizado no combate à "pinta-preta", fungo comum em pomares nacionais.

Técnicos do Ministério da Agricultura também farão exames e tentarão reverter o quadro, a exemplo do que estão fazendo com a Rússia, que instituiu embargo à carne suína de vários frigoríficos em junho de 2011. Segundo o Itamaraty, a notificação da FDA foi recebida na quarta-feira à noite. Mas as importações norte-americanas do suco brasileiro ainda não foram suspensas, o que dependerá do resultado da análise. As exportações de suco de laranja no ano passado representaram 1,4% dos embarques nacionais para os EUA, com volume total de US$ 361,7 milhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em mais uma tentativa de equilibrar sua balança comercial com o Brasil, a Argentina resolveu barrar importações — em 2011, o deficit argentino com o país foi de US$ 5,8 bilhões. A partir de fevereiro, o governo vizinho exigirá uma autorização prévia dos órgãos estaduais para todas as compras de produtos brasileiros.

O Ministério do Desenvolvimento, que ainda não se pronunciou oficialmente, estuda se vai adotar alguma medida contra o parceiro do Mercosul. No ano passado, o Brasil utilizou o expediente da licença não automática contra a Argentina após o sócio barrar uma série de itens brasileiros, atrasando em mais de 60 dias a entrada dos carros argentinos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário