sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Encontros bilaterais marcam agenda em Berlim

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Estão previstas reuniões do ministro Mendes Ribeiro Filho com ministras da Agricultura da Alemanha e Rússia na Europa

Encontros bilaterais com as ministras da Agricultura da Alemanha e Rússia e reuniões com representantes de organismos internacionais marcam a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, à Europa. A delegação brasileira, que também contará com a presença do secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), permanece em Berlim, na Alemanha até o próximo domingo (22) para participar da Feira Internacional Anual para Agricultura - Semana Verde 2012. No dia 23, a comitiva segue para Londres (Inglaterra), onde Mendes terá reuniões com os representantes das Organizações Internacionais do Café e do Açúcar.

Nesta sexta-feira (20), o ministro Mendes Ribeiro Filho terá reuniões com as ministras da Agricultura da Alemanha, Ilse Aigner, e com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skytynnik. Com a representante do governo alemão será assinado um acordo de cooperação com a Embrapa, que prevê a criação de mais uma extensão do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) na Europa, na cidade alemã de Aachen. Hoje o Labex Europa conta com mais duas extensões, uma em Montpellier (França) e outra em Harpenden (Reino Unido).

Já o encontro com a representante do governo russo tratará do embargo que a Rússia impôs à carne brasileira em junho de 2011. A reunião será na Embaixada da Rússia em Berlim, e será o primeiro encontro entre Mendes e a ministra russa. O objetivo da agenda é avançar nas negociações de liberação dos frigoríficos brasileiros para voltarem a exportar carne suína para a Rússia.

Também estão previstos encontros bilaterais com o comissário da União Europeia para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, e com o comissário Europeu para Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli. Além disso, está prevista uma agenda com as empresas europeias importadoras de carne do Brasil.

No sábado (21), Mendes fará uma apresentação no Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura. No mesmo dia, Mendes tem encontro com o Conselheiro Federal (ministro) das Finanças e Agricultura da Suíça, Johann Schneider-Ammann. Na pauta de discussões constam debates sobre políticas agrícolas nacionais, preparação para a Conferência Rio +20, estado das negociações de livre-comércio, Mercosul e Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ainda no sábado, a ministra alemã Ilse Aigner fará a entrega de um comunicado oficial de participação daquele país no evento Rio +20, ao ministro Mendes Ribeiro, como anfitrião oficial do encontro. Também está prevista a entrega do documento final das discussões do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura, com novas propostas para garantir a segurança alimentar. Esse mesmo documento será submetido a debates na Conferência Rio +20, programada para acontecer no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro.

Agenda Inglaterra

Após as atividades da Semana Verde em Berlim, o ministro Mendes Ribeiro Filho segue para Londres (Inglaterra), onde irá manter demais encontros oficiais. Na segunda-feira (23), o ministro terá encontro com o chefe da Missão do Brasil junto aos organismos internacionais sediados em Londres, Embaixador Pinto da Gama, e com o diretor-executivo da Organização Internacional do Café, o brasileiro Robério Silva. Na terça-feira (24), o encontro será com o diretor-executivo da Organização Internacional do Açúcar, Peter Baron. O retorno para Brasília está previsto para a quarta-feira, (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário