segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diretor da OMC está preocupado com o futuro do comércio internacional e aconselha a África fortalecer comércio regional

No último domingo, 29 de janeiro de 2012, o atual Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, discursou na Cúpula da União Africana.

Após declarar estar preocupado com o futuro do comércio internacional, haja vista os efeitos da crise econômica de 2009 e 2011, bem como do aumento do protecionismo, Lamy sugeriu que a África deveria impulsionar o comércio intra-Africano e acelerar a integração regional, por meio de acordos regionais.

Segundo ele, o ano de 2012 será marcado por incertezas e baixo crescimento, e que o mundo se encaminha para uma “recessão generalizada”, que durará anos nas economias desenvolvidas, com alto risco de contágio e impactos imprevisíveis na economia global, devido a interconectividade. Lamy afirmou, ainda, que a ameaça do protecionismo aumentou, sendo considerada mais um obstáculo a recuperação global.

Diante desses fatores, o Diretor Geral recomendou que a África acelerasse seu processo de integração, assegurando que não há qualquer contradição entre o sistema multilateral do comércio e a integração regional. Para Lamy, a integração entre os países africanos pode permitir um incremento do comércio entre esses países, além de atrair mais investimentos e parceiras.

Por fim, Lamy sustentou que o aumento do comércio intra-Africano criará “oportunidades para seu povo e permitir o comércio a ser o motor da redução do crescimento, desenvolvimento e pobreza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário