quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dilma deve anunciar investimentos em visita a Cuba

Fonte: Valor Econômico
Autor:  Sergio Leo

O Brasil quer participar do "ajuste" no modelo econômico cubano, para abrir gradualmente o país às forças de mercado. Esse deve ser o principal tema da viagem da presidente Dilma Rousseff a Cuba, em 31 de janeiro.

Nos dois últimos dias, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, visitou autoridades no país, com quem discutiu investimentos de centenas de milhões de dólares no porto cubano de Mariel e projetos como a aquisição de medicamentos contra o câncer e sua fabricação no Brasil, para a população de baixa renda.

Dilma tem encontro marcado com o presidente cubano, Raúl Castro, e quer encontrar-se também com o ex-presidente Fidel Castro, a quem pediu que cumprimentassem por servir de "inspiração", pela "luta por dignidade e resistência". Como seu antecessor, Luis Inácio Lula da Silva, Dilma não prevê encontros com dissidentes, mas seus assessores afirmam que o governo tem discutido a questão dos direitos humanos na ilha.

Segundo uma fonte do governo, Dilma seguirá a linha que orientou seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, quando disse que "há violações em todos os países, sem exceção", e recomendou: "Reconheçamos essa realidade e aceitemos, todos, as críticas."

Patriota esteve com Raúl Castro, mas não chegou a falar em direitos humanos. A conversa concentrou-se em projetos conjuntos dos dois países e no interesse brasileiro em firmar projetos de cooperação em educação e saúde e ocupar maior espaço na economia cubana. Dilma fala em "desenvolvimento inclusivo" para definir a estratégia dos projetos de cooperação com a ilha.


O setor de saúde deve ocupar uma parte importante da agenda de Dilma. Além da cooperação em matéria de tratamento de câncer, o governo brasileiro deve negociar ampliação do envio de médicos formados em Cuba ao Brasil, para, após consulta às entidades médicas brasileiras, apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

No dia 25, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) deve decidir a liberação de uma nova parcela, de US$ 230 milhões, do financiamento do BNDES para as obras - a cargo da Odebrecht - do porto de Mariel, um projeto de US$ 600 milhões onde o governo local pretende instalar um polo industrial. A Odebrecht planeja iniciar no país projetos de geração de energia a partir da biomassa da cana de açúcar e outros produtos agrícolas.

Na visita de Dilma deve ser feito ainda o anúncio da abertura da fábrica de vidro da brasileira Fanavid, em associação com o governo cubano. A Fanavid deve atender o mercado local e exportar 80% de sua produção ao mercado caribenho e ao Brasil.

Entre os acordos a serem assinados há também projetos da Embrapa para produção de soja e milho em Cuba. Patriota, além do encontro com Raúl, reuniu-se com o vice-presidentes, Marino Murillo, que coordena as reformas econômicas chamadas de "ajuste" pelos cubanos, e com o ministro de Relações Exteriores, Ricardo Cabrisas.

A agenda de Dilma, concentrada nos temas econômicos, não exclui demonstrações de deferência à Revolução Cubana, como a deposição de flores no monumento a José Martí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário