segunda-feira, 26 de março de 2012

Brasil e Albânia assinam memorando de entendimento

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Objetivo é estreitar relações comerciais, incentivar a cooperação técnica e promover a troca de experiências entre os países

Em visita da missão governamental na Europa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Tirana, capital da Albânia, nesta segunda-feira, 26 de março, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assinou o termo de memorando de entendimento entre Brasil e Albânia. O documento de intenção busca estreitar os laços comerciais entre os dois países e aproximar a cooperação em pesquisa e desenvolvimento técnico-comercial no segmento agrícola. O representante brasileiro foi recebido pelo primeiro-ministro albanês, Sali Belisha.

O encontro reforçou a abertura comercial e quebrou alguns critérios técnicos sobre a carne suína brasileira. Ainda que a Albânia não participe como pais-membro da Comunidade Econômica Europeia (CEE), as exigências e eventuais empecilhos para importação de produtos brasileiros amparam-se em determinados pontos do mercado europeu. Após um primeiro encontro com uma comitiva empresarial dos pais, formada por 12 importadores, Mendes esclareceu a intenção de manter uma cooperação permanente. “Nosso comércio pode ser mais aprofundado, pois cada vez mais existe a necessidade de se produzir alimentos para o mundo”, afirmou.

Em outra reunião, desta vez com o ministro da agricultura albanês Genc Ruli, os gestores buscaram o entendimento para promoção e investimentos na agricultura e regulação normativa e fitossanitária entre os dois países. O desenvolvimento de ações inclui desde a troca de informações sobre material genético, passando pelo suporte em assistência técnica, até a cooperação na área de bicombustível e tecnologias de manejo para uma agricultura sustentável. No ato oficial de assinatura do protocolo de intenções, com a presença do primeiro-ministro albanês, Sali Belisha, o ministro Mendes destacou que o memorando é mais um avanço para potencializar futures ações entre Brasil e Albânia. “A agricultura é hoje uma forma de aproximar os países e combater a fome. Vamos buscar aperfeiçoar nossa tecnologia, corrigir nossos custos”, adiantou.

Na oportunidade, o ministro Mendes reforçou o convite ao primeiro-ministro para participação na Rio + 20, que acontece no Brasil em julho. Ainda nesta segunda (26/3), a missão visitará a Hungria. Na sexta-feira, (30/03), Mendes estará na Rússia para discutir o embargo a carne suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário