sexta-feira, 16 de março de 2012

Nova sanção limitará o comércio iraniano

Fonte: Valor Econômico

Um dos mais importantes elos do Irã com o sistema financeiro mundial será cortado no sábado como parte da intensificação da campanha para pressionar os líderes iranianos a abandonar o programa nuclear do país. Em resposta a uma decisão da União Europeia (UE), a Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês), que lida com os pagamentos dos principais bancos do mundo, anunciou que interromperá os serviços para instituições iranianas.

A medida, que afeta apenas os bancos iranianos já sob sanção, será publicada hoje no diário oficial da UE. Em comunicado, a Swift confirmou que foi instruída a desconectar os bancos iranianos até as 13h (de Brasília) de sábado. A Swift, com sede na Bélgica, é uma cooperativa de 10 mil bancos e organizações de 210 países que compõem um sistema de comunicação financeira e de compensação.
"Essa decisão da UE força a Swift a tomar uma medida", disse Lázaro Campos, executivo-chefe da Swift. "Desconectar os bancos é uma medida extraordinária e sem precedentes para a Swift. É resultado direto da ação internacional e multilateral para intensificar as sanções financeiras contra o Irã", acrescentou.

Para analistas, a decisão da Swift irá comprometer a capacidade do Irã de fazer e receber pagamentos, incluindo os das vendas de petróleo, que respondem por mais da metade das receitas do governo iraniano. No entanto, existem algumas alternativas para o país driblar a sanção. O Irã poderá trocar petróleo por ouro ou outras commodities. Poderá também ser ajudado pelos bancos centrais de países amigos.


A decisão da União Europeia reflete o "crescente consenso internacional" sobre o programa nuclear do Irã, disse David Cohen, subsecretário do Tesouro dos EUA para terrorismo e inteligência financeira. Ele disse ainda que os Estados Unidos vão buscar aumentar a pressão sobre o Irã e "fortalecer o impacto de nossas sanções".

O Congresso americano também está preparando uma nova medida, mas mais ampla que a europeia, que buscará banir transações financeiras com qualquer banco iraniano, esteja ou não fazendo parte da lista de instituições sob sanção.

Pela legislação que está sendo desenhada no Congresso americano, conselhos e diretores de companhias europeias, como a Swift, podem enfrentar punições e sanções mesmo se essas empresas estiverem cumprindo plenamente as regras da UE, menos abrangentes. Essas sanções podem incluir a exclusão dessas empresas do sistema financeiro americano, segundo um assessor do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário