quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobretaxação para produtos de fora

Fonte: Correio Braziliense
O governo federal estuda elevar a alíquota da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os importados. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, disse que a medida deve atingir outros produtos além dos 35 das áreas de geração, transformação e transmissão de energia que serão beneficiados pela desoneração da folha de pagamento. A mudança deve incluir ainda outros setores, além dos eletroeletrônicos.

"As fábricas estão sufocadas há muito tempo. Essas medidas estão chegando num momento em que a indústria está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Tudo hoje é importado", afirmou. A alteração pode ser divulgada na semana que vem, mas a data ainda não foi confirmada.

A medida faz parte do pacote do governo federal para aumentar a competitividade dos produtos nacionais em um momento de crise econômica mundial. Embora, na reunião de ontem com os empresários, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não tenha exigido contrapartidas, ele deixou claro que as empresas dos setores beneficiados deverão ampliar o parque produtivo e o quadro de pessoal.


A equipe da presidente Dilma Rousseff está preocupada com a enxurrada de dólares, que está provocando a sobrevalorização do real e causando impacto, principalmente, no mercado de trabalho. Barbato, no entanto, disse que não tem como garantir mais contratações. "As medidas (de incentivo) são necessárias, mas não temos como dar nada em troca neste instante", afirmou. (CB)

Royalties

Na jogada para conquistar a base aliada e minar um eventual boicote dos parlamentares, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu que a votação do projeto que altera os critérios de distribuição dos royalties do petróleo fique para o fim do ano. Mas o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), vice-líder do governo na Câmara, defendeu que o pacto federativo deve ser a prioridade no momento. "Não adianta debater a receita sem discutir o Fundo de Participação dos Estados", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário