quarta-feira, 4 de abril de 2012

FMI pede socorro

Fonte: Correio Braziliense

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu ontem que os Estados Unidos ampliem seus esforços para ajudar a instituição a aumentar seus recursos financeiros. "Estamos aqui para ajudar a nossos membros, inclusive os Estados Unidos. Ajudem-nos", afirmou Lagarde, em um claro recado a Washington. "Chegou a hora de as nações do mundo todo se unirem novamente ante um desafio econômico maior e com os Estados Unidos como sócio de primeira ordem", reforçou Lagarde.

Os EUA estiveram entre os primeiros a contribuir na triplicação dos recursos creditícios do FMI em 2009, mas hoje a situação mudou. O país ainda nem sequer ratificou uma reforma que duplicará o capital do Fundo, que supõe um aporte de US$ 63 bilhões. Desde o fim de 2011, Washington diz que não deseja contribuir para um novo aumento dos recursos financeiros por meio de empréstimos de Estados-membros.

"A lição é simples: junta, a comunidade pode atingir o que o indivíduo não pode e todo o mundo se beneficia", insistiu Lagarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário