quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acordo Mercosul-UE ameaçado?

Artigo publicado no Valor Econômico relata que o vice-presidente da Comissão Europeia afirma que a medida argentina não afetará as negociações do acordo comercial entre Mercosul e UE. Difícil acreditar....



Caso não afeta negociação UE-Mercosul, diz Almunia

Fonte: Valor Econômico
Autor: Guilherme Serodio

O vice-presidente da Comissão Europeia, Joaquim Almunia, disse que a União Europeia "não só pode como deve reagir" à reestatização das operações da petroleira YPF, subsidiária da espanhola Repsol. Almunia, que também é comissário europeu para Concorrência, afirmou que "a União Europeia está profundamente preocupada" com o ocorrido. Lembrou que o bloco tem a responsabilidade de proteger os investidores europeus.

Segundo ele, quando investidores europeus são afetados, a UE deve reagir para "tentar garantir a segurança jurídica dos investidores e tentar obter o quanto antes uma resposta positiva às suas preocupações por parte da Argentina". Para ele, o país sul-americano "quebrou as regras estabelecidas, previstas no acordo bilateral de proteção de investimentos entre a Espanha e a República Argentina".

Questionado sobre a quais medidas a UE poderia recorrer, Almunia disse que os detalhes da reparação do dano são de responsabilidade do governo espanhol, mas ressaltou que a Espanha "tem todo o apoio" da União Europeia.

Ele ressaltou, porém, que o caso de YPF não ameaça a negociação do acordo comercial entre Mercosul e UE. "Se outros governos do Mercosul não se comportam do mesmo modo, não têm porque sofrer consequências negativas.". As negociações não vêm avançando.

Para ele, os europeus sabem distinguir os países da região. "Que eu saiba, o governo paraguaio, o uruguaio e o brasileiro não adotaram nem pensam em adotar decisões dessa natureza", disse. Almunía disse que, do ponto de vista europeu, o interesse em aprofundar as relações com o Mercosul é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário