sexta-feira, 9 de março de 2012

Tesouro diz que ajudará governo na guerra cambial

Fonte: O Estado de S. Paulo
"Vamos continuar a ser proativos para ter um câmbio adequado. Veremos o que é mais adequado", diz Augustin


O Tesouro Nacional irá usar todos os instrumentos disponíveis para ajudar o governo no controle da valorização excessiva do real. O secretário Arno Augustin garantiu ontem que será proativo na atuação contra a guerra cambial. "O que tenho a dizer é que vamos continuar a ser proativos para ter um câmbio adequado. De que forma? A cada momento veremos o que é mais adequado", afirmou.

O reforço do secretário ao coro contra a guerra cambial ajudou ontem a elevar a cotação do real pelo quinto dia consecutivo. Augustin disse que o Tesouro continuará comprando dólares antecipadamente para pagamento da dívida externa. Segundo ele, não há limites de volume e sinalizou que pode afrouxar as regras legais para ampliar as compras de dólares.

O Tesouro pode atualmente comprar moeda estrangeira equivalente à dívida a vencer em até 1.500 dias, mas o secretário disse que este prazo pode ser alterado de acordo com a necessidade. "No momento não é necessário. Mas queremos transmitir ao mercado que não existe limite. Se houver necessidade de irmos mais rápido, nós iremos", disse.

Augustin afirmou que pode também usar os recursos para fazer pré-pagamentos da dívida externa e com organismos multilaterais. "Se a gente recompra antecipadamente, abre espaço para nova atuação (mais compra de dólares)", explicou o secretário. /RV, AF e CF

Nenhum comentário:

Postar um comentário