O site Vitrine do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior (MDIC), está de cara nova. Seus serviços de inteligência
comercial passaram por uma reformulação visual, funcional e estrutural que
permite melhor divulgação das empresas exportadoras brasileiras. Com as
mudanças, realizadas por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de
Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de
Desenvolvimento Industrial (ABDI), o site foi organizado em três ambientes de
navegação principais: para o exportador, para potenciais exportadores e para
consulta de informações.
Os dados disponíveis na Vitrine do Exportador são extraídos do Sistema
Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e atualizados mensalmente. "Além
disso, há a Vitrine Virtual, onde os exportadores podem customizar páginas com
fotos, vídeos, textos, dados comerciais e formulários de propostas de sua
empresa, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem nenhum custo", conta a
diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini. Estão disponíveis, ainda, informações
macroeconômicas (em Conhecendo o Brasil) e setoriais (na seção Setor em
Destaque). Lançado no dia 1º de dezembro, o novo site já reúne uma base de dados
de 18 mil empresas.
Ademais da Vitrine do Exportador, o PAIIPME apoiou a reformulação do Sistema
Fala Exportador, relançado em dezembro de 2010, e o Portal do Exportador, que
desde agosto passou a operar como Portal Brasileiro de Comércio Exterior. A
reformulação da Vitrine do Exportador também conta com o apoio do Ministério das
Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Mapa), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da
Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece), além de
entidades de classe como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de
Confecção (Abit) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para
Veículos Automotores (Sindipeças). Segundo o MDIC, outras parcerias estão sendo
viabilizadas com o propósito de promover o produto em sites internacionais de
negócios.
Sobre o PAIIPME O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e
União Europeia para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas (PMEs)
brasileiras no mercado europeu. O projeto contou com um orçamento de 44 milhões
de euros, sendo metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia
e metade proveniente de fundos brasileiros.
O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao
Projeto, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de
implementação e gestão da iniciativa, que já beneficiou mais de 2.500 PMEs, com
ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de
equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições
homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos. Para mais
informações sobre o PAIIPME, acesse www.paiipme.com.br.
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Fonte: D.O.U., 15/12/2011 - Seção
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