quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nova versão da Vitrine do Exportador traz funções e serviços inéditos

O site Vitrine do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está de cara nova. Seus serviços de inteligência comercial passaram por uma reformulação visual, funcional e estrutural que permite melhor divulgação das empresas exportadoras brasileiras. Com as mudanças, realizadas por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o site foi organizado em três ambientes de navegação principais: para o exportador, para potenciais exportadores e para consulta de informações.

Os dados disponíveis na Vitrine do Exportador são extraídos do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e atualizados mensalmente. "Além disso, há a Vitrine Virtual, onde os exportadores podem customizar páginas com fotos, vídeos, textos, dados comerciais e formulários de propostas de sua empresa, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem nenhum custo", conta a diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini. Estão disponíveis, ainda, informações macroeconômicas (em Conhecendo o Brasil) e setoriais (na seção Setor em Destaque). Lançado no dia 1º de dezembro, o novo site já reúne uma base de dados de 18 mil empresas.

Ademais da Vitrine do Exportador, o PAIIPME apoiou a reformulação do Sistema Fala Exportador, relançado em dezembro de 2010, e o Portal do Exportador, que desde agosto passou a operar como Portal Brasileiro de Comércio Exterior. A reformulação da Vitrine do Exportador também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece), além de entidades de classe como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Segundo o MDIC, outras parcerias estão sendo viabilizadas com o propósito de promover o produto em sites internacionais de negócios.

Sobre o PAIIPME O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no mercado europeu. O projeto contou com um orçamento de 44 milhões de euros, sendo metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de fundos brasileiros.


O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao Projeto, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão da iniciativa, que já beneficiou mais de 2.500 PMEs, com ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos. Para mais informações sobre o PAIIPME, acesse www.paiipme.com.br.

Assessoria de Comunicação Social ABDI

Fonte: D.O.U., 15/12/2011 - Seção

Nenhum comentário:

Postar um comentário