quinta-feira, 8 de março de 2012

Câmara aprova adesão à convenção da ONU sobre compra e venda de mercadorias

Fonte: Agência Câmara


O Plenário aprovou nesta quinta-feira, em sessão extraordinária, a adesão do Brasil à convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre contratos de compra e venda internacional de mercadorias. Na mesma sessão, também foram aprovados outros três projetos de decreto legislativo que permitem a ratificação de acordos internacionais firmados pelo Brasil. Os textos seguem para o Senado.

Conforme o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 222/11, ao estabelecer padrões para os contratos internacionais de compra e venda de mercadorias, a convenção da ONU aumenta a segurança jurídica dos contratos e evita que empresas brasileiras precisem arcar com os custos de conhecer a legislação de outros países. Atualmente, 74 países já aprovaram a convenção, entre os quais importantes parceiros comerciais do Brasil, como China, EUA e membros do Mercosul.

Outro acordo aprovado, o PDC 228/11, estabelece mecanismo de cooperação bilateral com a Ucrânia para permitir a transferência de pessoas condenadas – e privadas da liberdade em decorrência de decisão judicial – para que possam cumprir pena no país de origem.

Os deputados também aprovaram os PDCs 223/11 e 353/11, firmados respectivamente com o Zimbábue e com a Albânia, com o objetivo de autorizar o exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico desses países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário