quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Congresso está preocupado com situação de brasileiros no Paraguai

Fonte: Agência Senado

Os conflitos de terras envolvendo os "brasiguaios", agricultores brasileiros que vivem no Paraguai, e os "carperos", trabalhadores sem-terra do país vizinho, estão preocupando os senadores e deputados. Nesta quinta-feira foram decididas duas iniciativas com o intuito de buscar uma solução pacífica para o problema: uma audiência pública da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, com a participação do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e a formação de uma subcomissão temporária, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para tratar do assunto.

Os brasiguaios são descendentes dos primeiros colonos que há 40 anos se deslocaram do Brasil para o país vizinho. Atualmente, compõem um contingente de mais de 300 mil pessoas. Os carperos os acusam de terem adquirido terras de forma fraudulenta e reivindicam a propriedade dos terrenos. Os brasiguaios reclamam que o governo paraguaio não toma providências para impedir invasões e ainda alegam que a polícia não cumpre os mandados judiciais para retirada dos invasores.

A audiência da Representação Brasileira no Parlasul com Antônio Patriota está prevista para a próxima quinta-feira (16). O requerimento para sua realização partiu do deputado Roberto Freire (PPS-PE).

Já a criação da subcomissão temporária para tratar do problema entre brasiguaios e carperos depende ainda de aprovação do Plenário do Senado, onde o requerimento, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Sergio Souza (PT-PR), tramitará em regime de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário