sexta-feira, 22 de julho de 2011

Notícias – Clipping 22/07/2011

Resumo das principais notícias publicadas nos jornais brasileiros de hoje, relacionadas direta ou indiretamente com as relações econômicas internacionais.

Argentina bloqueará compra de suínos produzidos no Brasil
Os produtores de carne suína da Argentina confirmaram que no dia 27 deste mês bloquearão as pontes argentinas usadas pelo comércio do Mercosul para impedir a passagem de caminhões com produtos suínos Made in Brazil. Os produtores argentinos, mobilizados pela ativa Federação Agrícola, haviam ameaçado bloquear as pontes em abril passado, mas em cima da hora desistiram. Na agricultura o cenário não favorece o país vizinho, já que o Ministério da Agricultura da Argentina reduziu sua previsão para a safra de soja 2010/2011 para 48,8 milhões de toneladas, queda de 7,4% na comparação com a safra anterior. A Argentina é o terceiro maior exportador mundial de soja e lidera as vendas de farelo.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria


Empresário forja compra para revelar falha
Presidente da Vulcabrás, Milton Cardoso admitiu que forjou compras externas de um calçado inexistente para tentar mostrar que o sistema de liberação de importações não era eficaz para impedir a entrada de produtos em discordância com as regras brasileiras. Também presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entidade que vem denunciando práticas anticoncorrenciais na importação de calçados chineses, Cardoso fez a revelação após a Folha informá-lo de que a Polícia Federal iria investigar indício de fraude em seis licenças da Vulcabrás para a importação de 20.500 pares de sapatos de uma empresa do Vietnã, de acordo com publicado na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Ocorre que autoridades do governo brasileiro flagraram a operação suspeita no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e se surpreenderam com o nome da companhia vietnamita: Pim En Tel Shoes Industries. A razão social da empresa é justamente o sobrenome do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. O modelo do sapato levava a mesma designação: "pimentel".
Fonte: Folha de S.Paulo


China desindustrializa agronegócio dos EUA
A desindustrialização no setor agropecuário não é um fenômeno brasileiro. A presença da China nas importações de matérias-primas é tão grande que o país começa a imprimir novo relacionamento comercial no setor. Até os Estados Unidos já apresentam essa desindustrialização. Em 1976, pelo menos 31% dos produtos do agronegócio exportados pelos EUA eram de alto valor agregado. O percentual foi crescendo e atingiu 50% no início dos anos 1990. No início da década de 2000, após ter atingido 72% em 1999, começou a perder força. Está em 61%, de acordo com publicado na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo.
Fonte: Folha de S.Paulo


Conselho de ministros da comunidade de países de língua portuguesa se reúne em Angola
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participa hoje, em Luanda (Angola), da 16ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Durante o encontro, os chanceleres vão debater a intensificação das relações econômicas entre os estados-membros e o papel da CPLP na Organização das Nações Unidas (ONU).
Também devem aprovar projetos de resolução no âmbito do programa de reforma do setor de segurança e defesa da Guiné-Bissau; a Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP; e a realização, no Brasil, do Fórum da Sociedade Civil da CPLP.
Fonte: Agência Brasil


Mercadante busca acordos em C&T no Uruguai
Na busca de consolidação de economias mais competitivas e sociedades mais inclusivas, o governo brasileiro tem investido em cooperações em ciência, tecnologia e inovação, em nível bilateral e no âmbito do Mercosul. Para firmar ainda mais essas relações, o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, participa na próxima semana, no Uruguai, de reuniões com autoridades do governo uruguaio que permitirão avanços em temas estratégicos para os dois países.
A intenção é definir parcerias nas áreas de energia, tecnologias da informação e comunicação, biotecnologia, nanotecnologia e segurança alimentar. Da próxima segunda-feira (25) à quarta, Mercadante se reunirá com o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich, professores, pesquisadores, representantes da sociedade da informação, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária e do setor tecnológico.
Os dois governos estudam a implantação de um centro de estudos sobre integração binacional e fronteiriça, situado em faixa de fronteira, e a instalação de escola de ciências bilíngue que atenda alunos brasileiros e uruguaios do ensino fundamental.
Outro projeto de interesse dos uruguaios é o sistema nipo-brasileiro de televisão digital, considerado uma oportunidade de cooperação nos campos técnico, acadêmico, cultural institucional e da inovação. As empresas brasileiras interessadas em realizar investimentos no Uruguai nessa área deverão ser apoiadas pelos dois governos.
Está prevista ainda na programação a assinatura do Plano de Ação Conjunta Brasil-Uruguai para avançar a Cooperação Bilateral na Área de Massificação do Acesso à Internet em Banda Larga (2011-2015). O acordo contribuirá para a integração das infraestruturas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O setor de fármacos será contemplado com os esforços de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos e produtos farmacêuticos. A intenção é de que a produção do Uruguai tenha acesso ampliado ao mercado brasileiro, levando em conta as boas práticas de fabricação de produtos farmacêuticos e mecanismos de implantação no âmbito do Mercosul.
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário