sexta-feira, 8 de julho de 2011

EUA investiga efeitos de benefícios comerciais

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos da América (EUA) iniciou uma investigação para avaliar os possíveis efeitos econômicos advindos do aumento de acesso a mercado para os países menos avançados (PMA). A investigação foi solicitada em junho/2011 pela Secretaria de Comércio dos EUA.

Durante a Sexta Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) realizada em 2005, em Hong Kong, os países desenvolvidos e países de economia em transição, se comprometeram a aumentar as oportunidades de comércio para os PMA’s, melhorando o acesso a mercados, por meio de redução de tarifas e quotas para as importações originárias destes países.

Diante disto, a Secretaria de Comércio dos EUA considera importante uma análise dos efeitos decorrentes do aumento do acesso a mercado para os países menos avançados, principalmente no que respeita as indústrias norte americanas de produtos similares ou produtos diretamente concorrentes, os consumidores, as importações no âmbito de programas de preferência, e as importações provenientes dos acordo de livre comércio.

O relatório contendo o resultado das investigações será confidencial e deverá ser apresentado pela Comissão de Comércio Internacional à Secretaria de Comércio dos EUA até fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário