segunda-feira, 13 de junho de 2011

Integra do relatório sobre a financeirização das commodities

No post do dia 7 de junho de 2011  , comentei sobe o relatório denominado “Price Formation in Financialized Commodity Markets: The Role of Information”. Este documento faz uma séria crítica a financeirização dos mercados de commodities, recomendando a adoção de mais transparência no setor, regulamentação e possibilidade de intervenção da autoridade administrativa.

Outro relatório tratando o mesmo tema, foi publicado nesta semana. Tal documento é fruto de um estudo iniciado em virtude de uma preocupação exposta pelos líderes do G20 em novembro de 2010. O grupo solicitou para algumas Organizações Internacionais (FAO, FIDA, FMI, OCDE, UNCTAD, PAM - Programa Alimentar Mundial-, Banco Mundial e OMC) um estudo aprofundado do tema, bem como recomendações sobre como “mitigar e gerir os riscos associados à volatilidade dos preços dos alimentos e outras commodities agrícolas, sem distorcer o comportamento do mercado, em última análise, proteger os mais vulneráveis".

O relatório foi coordenado pela FAO e pela OCDE, com colaboração da FAO, FIDA, FMI, OCDE, UNCTAD, o PAM, o Banco Mundial, da OMC, o IFPRI e o HLTF ONU - Equipe Especial de Alto Nível sobre a Crise Mundial da Segurança Alimentar.

Quem tiver mais interesse, acesse a íntegra do relatório:


Nenhum comentário:

Postar um comentário