sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caso Algodão - Câmara norte-americana vota pela suspensão do pagamento ao Brasil

Apesar do esforço realizado pela Casa Branca, a Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (16/06/2011) o projeto de lei que determina a suspensão do pagamento de compensação ao Brasil pelos subsídios concedidos pelo governo americano a seus produtores de algodão.

Conforme postado na última quarta-feira, os EUA precisavam fazer alguns cortes no orçamento de 2012. Durante a votação da Lei Orçamentária foi incluída uma emenda, sugerindo que o valor prometido ao Brasil relativo ao acordo sobre o caso do algodão (para saber mais sobre o caso algodão clique aqui ), fosse transferido para um fundo americano de assistência alimentar para mulheres e crianças.

O Executivo dos Estados Unidos tentou de todas as formas convencer os deputados de que o pagamento era importante, pois caso contrário o Brasil poderia cobrar uma “multa” no valor aproximado de US$ 800 milhões, retaliação esta já autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O autor da proposta, o deputado democrata Ron Kind, que representa o Estado de Wisconsin, ao expor seus argumentos no Plenário da Câmara, afirmou que os EUA não deveria aceitar a chantagem do governo brasileiro, que está se prevalecendo por ter “uma decisão da OMC em suas mãos".

Foram 223 votos a favor da emenda e 197 contra. E a proposta ainda deverá passar pelo Senado para, caso aprovada nesta casa, ser transformada em lei.

De qualquer forma, o coordenador geral de contenciosos do Itamaraty, Celso de Tarso Pereira, afirmou que se o Senado aprovar o projeto de lei, suspendo o pagamento da compensação à indústria brasileira pelos subsídios dados aos produtores de algodão daquele país, o Brasil não deverá partir diretamente para a retaliação, tentando uma nova negociação que beneficie ambos os países.

Esperamos que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário