As discussões sobre volatilidade dos preços dos alimentos e segurança alimentar vem mexendo com as Organizações Internacionais.
Enquanto o G20 discutirá este tema em uma reunião que ocorrerá esta semana, entre os dias 22 e 23 em Paris, o Grupo Banco Mundial (GBM) anunciou na data de hoje (21/06/2011) uma nova linha de financiamento. Trata-se de um produto para gerenciar os riscos relacionados com a volatilidade dos preços dos alimentos, disponibilizados aos agricultores e produtores de alimentos dos países em desenvolvimento.
O novo produto, chamado de Gerenciamento de Risco de Preço Agrícola (APRM), tem como objetivo o acesso a instrumentos de cobertura para proteger os consumidores e produtores de commodities agrícolas da volatilidade dos preços, bem como proteger os compradores de aumentos de preços nos alimentos relacionados com commodities.
Por se tratar de financiamento ao setor privado, a instituição do GBM responsável por conceder este produto será a Corporação Internacional de Finanças (IFC), que aturará junto com o banco JPMorgan. Todavia, o Presidente do Grupo Banco Mundial Robert B. Zoellick afirmou que esta parceria poderá ser firmada com outras instituições financeiras privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário