terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pimentel propõe conta carvão em Moçambique para financiar obras de empresas brasileiras

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, propôs ontem a criação de uma conta carvão com o governo de Moçambique para garantir o financiamento de obras de infraestrutura no país africano.

Em reunião com o ministro de Finanças, Manuel Chang, em Maputo, Pimentel sugeriu que os direitos de concessão devidos pela companhia Vale ao governo de Moçambique pela exploração da mina de carvão de Moatize sejam dados em garantia a empréstimos de US$ 365 milhões. O modelo permitiria o início ainda em 2012 das obras da barragem de Moamba Major, que evitaria o colapso no abastecimento de água da capital, Maputo.

Além de Moamba Major, o Brasil já aprovou credito de USS 300 milhões para financiamento de infraestrutura em Moçambique. Entre os projetos, estão a construção do aeroporto de Nacala, corredor de acesso a zona franca de Nacala e o investimento em transporte urbano em Maputo. O ministro Fernando Pimentel voltou à Maputo apenas um mês depois de ter vindo à cidade na comitiva da presidenta Dilma Rousseff liderando uma missão empresarial que hoje seguirá para Angola e em seguida para a África do Sul.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário