Após os tramites normais, está chegando a hora de Vanuatu ser o mais novo membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) .
No último dia 26 de outubro, o Conselho Geral aprovou os documentos de adesão de Vanuatu à Organização.
A OMC divulgou que Vanuatu deve ratificar o acordo no dia 31 de dezembro de 2011, e somente será considerado membro da Organização Mundial do Comércio após decorridos 30 dias da ratificação.
Quando isso acontecer a OMC passará a ter 154 Estados membros.
Vanuatu é um estado insular da Melanésia, localizado no arquipélago das Novas Hébridas. Sua economia é baseada essencialmente na agricultura de subsistência, e em menor número a pesca e turismo.
Considerado um país menos desenvolvido, o atual Diretor Geral da OMC, Pascal Lamy, afirma que a adesão de Vanuatu fortalecerá o sistema multilateral de comércio e deixará a Organização mais perto de uma "assossiação universal":
"Com a OMC Vanuatu recebe um país menos desenvolvido na família. Sua adesão irá fortalecer o sistema multilateral de comércio e fornecer este país com um ambiente comercial estável e previsível. Adesão Vanuatu traz a OMC um passo mais perto de nosso objetivo de associação universal". (Pascal Lamy, 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário