Fonte: Folha
O governo brasileiro tem material pronto para pedir consulta na OMC (Organização Mundial do Comércio) no início de 2012 a respeito da sobretaxa que os EUA cobram para importar etanol brasileiro.
A medida seria o primeiro passo para a abertura de uma queixa contra os americanos, informa reportagem de Luciana Coelho na Folha desta terça-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
"Temos estudos preliminares bem avançados já do que pode vir a ser uma queixa na OMC", disse à Folha o embaixador brasileiro na OMC, Roberto Azevedo, após reuniões em Washington no final da semana passada.
Segundo Azevedo, a decisão depende agora, em parte, do setor privado. A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) considera que, até o fim do ano, é possível esperar uma decisão do Congresso americano.
Vencido esse prazo, entretanto, a opção da queixa na OMC será reavivada. "Sabemos que temos um caso, mas esperamos não precisar usá-lo", afirmou Leticia Phillips, representante da Unica em Washington e responsável por negociar com o Congresso americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário