segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Notícias – Clipping 15/08/2011

Notícias – Clipping 15/08/2011

Trechos de algumas das principais notícias publicadas nos jornais brasileiros de hoje, relacionadas direta ou indiretamente com as relações econômicas e comerciais internacionais.

Colômbia surpreende investidor brasileiro
Embora o comércio bilateral seja pequeno, cresce número de empresas com negócios no país
Em processo de reorganização após longo período sob o domínio do narcotráfico e das guerrilhas, a Colômbia vem despontando como destino para negócios e vive um boom de investimentos, inclusive de brasileiros.
"Minha sensação é: por que não viemos antes?", disse o presidente do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal. A empresa está há 4 anos no país. "Ficamos com estereótipos da violência, da guerrilha, do tráfico de drogas, e não percebemos uma economia das mais estáveis da América Latina, que nunca teve hiperinflação, com crescimento consistente."
Fonte: Estadão


Cresce concessão de benefício fiscal para importar máquinas sem similar no país
A concessão de ex-tarifários - benefícios fiscais para a importação de máquinas - se acelerou em 2011. De janeiro a julho deste ano foram 1.270 novas concessões do benefício. No mesmo período do ano passado, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) concedeu apenas 763 novos ex-tarifários. O benefício reduz a 2% o Imposto de Importação no desembarque de bens de capital sem similar nacional. A alíquota média do imposto sobre máquinas é de 14%.José Augusto de Castro, presidente em exercício da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), diz que o uso do benefício foi estimulado pelo preço relativamente baixo das máquinas importadas, juntamente com um câmbio que beneficia as importações.
Fonte: Valor Econômico


União Europeia vai atacar especulação
Medida para coibir venda de títulos a descoberto será discutida amanhã em reunião de cúpula entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel
O sinal verde foi dado na Alemanha. O número 2 da equipe econômica de Angela Merkel, Philipp Röesler, defendeu neste fim de semana a adoção de limites às vendas a descoberto nos mercados financeiros da zona do euro.
A medida já é válida provisoriamente na França, Bélgica, Itália e Espanha por decisão da Autoridade Europeia de Mercados Financeiros (Esma), preocupada com a especulação nas bolsas de valores do continente. Com o consenso de franceses e alemães, o tema deve ser anunciado por Nicolas Sarkozy e Angela Merkel amanhã, em Paris. Segundo a chancelaria alemã, o encontro de cúpula vai discutir medidas de longo prazo para a governança da zona do euro.
Fonte: Estadão


África e América do Sul serão alvos de missões comerciais
Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) vão realizar missões comerciais com o intuito de alcançar países do Leste Europeu, da América Central, do Caribe, do México e da África.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário