sexta-feira, 13 de maio de 2011

Termina a 5ª rodada de negociações entre o MERCOSUL e a União Européia

Semana passada ocorreu a quinta rodada de negociações entre o MERCOSUL e a União Européia objetivando um acordo de livre comércio entre as partes e de acordo com a OEA o resultado foi positivo, havendo progresso considerável nos textos regulamentares do Acordo Bi-Regional. Além disso, foi confirmada as datas relativas às próximas rodadas de negociação que ocorrerão ainda este ano: Bruxelas (04-08 julho) e no Uruguai (07-11 novembro).

Entretanto não podemos esquecer a indisposição brasileira com a notícia divulgada no dia 10 de maio (esta semana) referente a exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferências Tarifárias (SGP) da União Européia, surgindo comentários da FIESP de que tal posição da UE poderá prejudicar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia.

De qualquer forma, esperamos que este acordo bi-regional determine abertura para o comércio de produtos agrícola e pecuários, mercados extremante protegidos na União Européia, que se aproveita do impasse quanto a extinção dos subsídios para o setor prevista no Acordo de Produtos Agrícolas (Anexo – IA da OMC).


http://www.sice.oas.org/TPD/MER_EU/negotiations/5thround_neg_e.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário