terça-feira, 31 de maio de 2011

Negociações e acordos entre Uruguai e Brasil

O encontro entre Brasil e Uruguai no dia 30 de maio de 2011 foi muito produtivo, sendo declarado por ambos países o firme propósito de união. Como resultado desta reunião entre a presidenta Dilma Roussef e o presidente José Mujica, alguns acordos nas áreas de infraestrutura e tecnologia foram firmados.

O Brasil é atualmente o principal sócio comercial do Uruguai, sendo considerado o principal destino das exportações uruguaias e também seu principal fornecedor.

No que respeita a infraestrutura, a presidente Dilma afirmou que até o final de 2011 serão concluídos dois trechos da ferrovia que liga os dois países. Além da ferrovia, Dilma informou que há outros “projetos de integração física, basicamente integração logística e energética fundamentais para o desenvolvimento da região", inclusive a construção de uma outra ponte sobre o Rio Jaguarão e da reativação da hidrovia Uruguai-Brasil na fronteiriça Lagoa Merín.

Na área de tecnologia, foi firmado um Acordo Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica para a implementação do projeto de TV digital e para aprofundar a chegada da banda larga. Ademais, os países se comprometeram a avançar na construção de uma linha de transmissão de 500 KW entre ambos os países, com previsão de término para 2013.

Pelo aspecto político, os governantes enfatizaram a importância do MERCOSUL para o desenvolvimento dos seus Estados-membros, a necessidade de afirmação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), e de uma cultura de estabilidade democrática nos países da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário