sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Brasil pode ir à OMC por barreiras à carne

Fonte: O Globo - 03/01/2013
O governo poderá entrar com uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os países que estão impondo barreiras às exportações brasileiras de carne bovina.
 
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Tatiana Prazeres, disse ontem que o Brasil é ativo na defesa dos seus interesses. Segundo a secretária, Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita, Chile e Jordânia estão impedindo a entrada da carne brasileira, após a divulgação de ter sido detectado o agente causador da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como o "mal da vaca louca", em um animal morto em 2010 no Paraná.
 
Ontem, também o Líbano suspendeu as importações de carnes brasileiras, mas o Mdic afirmou ainda não ter recebido informações sobre mais essa suspensão. Segundo Tatiana, as barreiras à carne brasileira não têm respaldo, porque a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) considerou que o Brasil tem "risco insignificante" da doença.
 
O Brasil já manifestou à OMC a preocupação com as exportações brasileiras, informou Tatiana. — Não hesitaremos em abrir novas disputas, caso se multipliquem barreiras incompatíveis com as regras (da OMC).

O Brasil tem tradição nesta área e, naturalmente, não hesitará em utilizar os mecanismos de soluções de contenciosos de controvérsias — disse a secretária. Tatiana lembrou que o Brasil já tomou essa atitude em relação a outros produtos para garantir mercado, a exemplo de açúcar, frango, algodão e suco de laranja. Segundo ela, até o fim de novembro do ano passado, os seis países que estão impondo barreiras comerciais eram o destino de 4,4% das exportações de carne bovina brasileira. Apesar das barreiras, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram em dezembro, para 83,7 mil toneladas. Em novembro, essas exportações haviam somado 82,7 mil toneladas e, em dezembro de 2011, 63,1 mil toneladas. (Mônica Tavares, com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário